quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Anos 20 - As Melindrosas

No século XX, a moda deixa de ser encarada como uma atividade frívola. A moda se democratiza e se torna ao alcance de todos, por causa da industrialização de roupas em grande escala, e, principalmente, devido à difusão feita pelos meios de comunicação em massa.

Com a Primeira Guerra Mundial, as sufragistas, as epidemias, o desastre do Titanic e a popularização do cinema mudo, o mundo se transformou, gerando reflexos na moda. Sobretudo as influências da Grande Guerra convencem que a moda está diretamente ligada às modificações que atingem a sociedade em seus vários aspectos, pois a vida social ficou limitada, os espetáculos praticamente desapareceram, as mulheres de classe alta foram convocadas para ajudar em enfermarias, orfanatos e outros setores, e, as de classe mais baixa foram exercer ofícios masculinos em fábricas.

As mudanças na vida social, de certa forma tornaram mais aceitáveis as simplificações antes propostas por Paul Poiret. Nessa época surgiu o soutien, criado por Mary Phelps. A influência oriental veio à tona pelas mãos de Paul Poiret, que inseriu modelos exóticos, mas simples e coloridos.
No pós-guerra, o período conhecido como Années Folles (Anos Loucos), a alta-costura voltou-se para uma nova clientela: atrizes, atores, escritores e outros artistas, além de americanos que enriqueceram com a guerra, e uns poucos nobres que subsistiram. Esse novo público frequentava boates da moda, onde o jazz fazia sucesso. Montparnasse tornou-se o "bairro da moda" em Paris. Segundo Hemingway, Paris era, para os artistas, uma "permanente festa”.

1.929
GRUPO: Francisco, Letícia Garcia e Marina

25 comentários:

  1. A influência da moda para a ascensão da mulher é importante para que se observe como a mulher foi conquistando seu espaço no mundo, até então dominado por homens, a partir do século XIX. Hoje mulheres chegam a ocupar lugares até mais importantes que homens em grandes empresas e as mulheres atuais devem muito à mulheres como "as melindrosas" que tiveram a audacia de enfrentar os preconceitos de seu tempo e lutar pela liberdade feminina.

    Leticia Garcia

    ResponderExcluir
  2. Heloisa Rocha Pires 18/10/2012
    Nada mais delicioso do que o estilo de vestir "melindrosas", assim como o pensar, agir...Bem o assunto é muito atual, mas quem quiser ler um livro excepcional sobre moda, recomendo o "Espírito das roupas", de Gilda Rocha de Mello e Souza, escrito em 1950. Vale a pena!!! Nunca haverá nada a se dizer sobre o assunto depois do que escreveu Gilda.
    Agora um pensamento de Carlyle:
    As Montesquieu wrote a Spirit of Laws, observes our professor,so could I write a Spirit of Clothes.For neither in tayloring nor in legislating does man proceed by mere Accident, but the hand is ever guided on by misterious operation of the mind.

    ResponderExcluir
  3. As Melindrosas foram as pioneiras em conquistarem um espaço na sociedade; que antes da primeira Guerra Mundial era apenas voltado para os homens, graças a elas as mulheres do séc XXI são capazes de alcançarem até mesmo a presidência do país.

    Alcilene.

    ResponderExcluir
  4. Graças as Melindrosas nos dias atuais mulheres e homens podem concorrer com a mesma qualificação e o mesmo grau de importância na sociedade.

    Thaiana.

    ResponderExcluir
  5. Heloisa Rocha Pires 19/10/2012
    É, mas o que eu queria alcançar mesmo era um bom soco na cara desses.....que tripudiaram em cima de nós, de euzinha, que com 27 anos tive que sustentar a casa, duas crianças e pagar as dívidas de um crápula,com quem me casei bem jovem, entregando o meu apartamento para leilão público. Não se iludam, as coisas mudaram ainda muito pouco, haja visto a quantidade de mulheres abusadas, espancadas, mortas, que às vezes aparecem na mídia.
    PRECISAMOS DE MUITAS MELINDROSAS, MUITAS MAIS! Afinal o homem é o único animal que o exemplar masculino vale mais que a fêmea. Vocês já pensaram nisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Realmente Helô, ainda hoje vemos muitos casos de desigualdade entre homens e mulheres e por isso devemos sempre continuar lutando até que verdaddeiramente consigamos alcançar nosso merecido e RECONHECIDO espaço na sociedade em que vivemos.


      Leticia

      Excluir
    3. Concordo com o comentário da Helô. Embora as mulheres tenham adquirido muitos direitos, muitas delas ainda não são valorizadas. Sabemos das mulheres que aparecem na mídia, mas algumas não denunciam, não se expõem, por medo ou por vergonha. Outro exemplo: no mercado de trabalho, dependendo da região, ou até mesmo em São Paulo, nem sempre elas ocupam os mesmos cargos e têm a mesma importância.

      Excluir
    4. Perceberam que só as garotas que responderam a essa postagem? rs

      Meninas, as "melindrosas" são grande exemplo para nós. Devemos lutar por nosso espaço SEMPRE. Lembro até hoje a primeira vez que vi uma motorista de ônibus, uma taxista, não somos frágeis!
      Vamos em busca de nossos direitos como mulheres, cidadãs, trabalhadoras, mães e filhas.
      Precisamos dar um tapa na cara dessa sociedade que CONTINUA sendo machista!

      Excluir
    5. No HOUAISS Melindrosa significa andar no "rigor da moda" e Melindroso algo "feito de forma árdua".
      Se juntarmos as duas acepções da palavra, chegamos a conclusão que continuam exigindo muito de nós mulheres: lindas e eficientes.
      acho que a gente já passou da fase de melindrosas, agora somos mulheres elegantes, bonitas, fortes, inteligentes,livres: palavras com maior força e objetividade. Porque mulher quer mesmo é ser feliz, sem melindres!

      Excluir
  6. Como é belo o modo de ser "melindrosas", elas nos estrearam na liberdade social. O movimento da primeira fotografia parece mesmo gritar uma liberdade de mulheres que não estão dispostas a parar. Naturalmente ainda existe muito preconceito contra as mulheres, alguns homens ficam paralisados quando veem uma mulher inteligente e competente. Mas essa insegurança está no ser humano e não apenas no homem. Penso que todos devemos criar e conquistar o próprio espaço, o que será sempre um desafio, pois o campo social é repleto de disputa pelo poder, como nos lembra Bordieu com sua teoria de campo e habitus...

    ResponderExcluir
  7. As melindrosas representam um ponta-pé inicial, uma nova configuração social estabelecida pós-guerra nos EUA. Diante de todos os traumas vivenciados, os anos 20 é traduzido como a era do novo, da prosperidade, - " The American Way of life".
    Com o surgimento do Jazz, a liberdade de expressão não fica presa somente as músicas, ela se traduz nos comportamentos e no modo de se vestir dessas mulheres que romperam barreiras, com suas roupas, boinas, colares, cabelos curtos, buscando assim sua emancipação.
    Não podemos esquecer que esse mérito não é somente das melindrosas, e sim de todas as mulheres quem vem antes deste período como as que morreram na fábrica em 1828 por direito a melhores condições de trabalho, a Flora Tristan (1837)lutava pelo direito de divórcio, Rosa Luxemburgo entre outras.

    ResponderExcluir
  8. Como já foi dito anteriormente em comentários de algumas colegas, as melindrosas apenas iniciaram a luta das mulheres por um espaço mais igual numa sociedade dominada por homens. Concordo que a situação ainda está longe de ser ideal, embora tenham ocorrido algumas melhorias. O modo de vestir das melindrosas demonstra que as mulheres já naquela época procuravam ter maior liberdade. Hoje em dia, algumas mulheres já conseguiram conquistar cargos antes exclusivos de homens e, muitas vezes executam seus trabalhos melhor do que colegas do sexo oposto. Acredito que nem os homens e nem as mulheres possam ser considerados melhores ou piores. Existem diferenças sim, tanto no lado físico como psicológico. Por exemplo, homens não têm aptidão para reconhecer certas cores e, mulheres têm menor senso de direção. Em vista disso, seria perfeito se soubessemos aproveitar o que cada um tem de melhor e unir tais forças para a formação de uma sociedade mais harmoniosa, igualitária e pacífica para todos.

    ResponderExcluir
  9. Uma década de prosperidade e liberdade, animada pelo som das jazz-bands e pelo charme das melindrosas - mulheres modernas da época, que frequentavam os salões e traduziam em seu comportamento e modo de vestir o espírito da também chamada Era do Jazz. No Japão também aconteceu a luta das mulheres por um espaço mais igual numa sociedade dominada por homens.

    ResponderExcluir
  10. ANTONIO MARCOS As imagens mostram de certa forma a luta das mulheres em busca de reconhecimento, ou seja, eles queriam que a comunidade da época reconhecessem que sua participação no campo social era de grande importância.Pode-se perceber isso através das imagens, pois as mulheram passam a praticar o que antes não praticava. Passam a modificar seu comportamento diante da sociedade. Uma das imagens mostra uma mulher fumando. Analisando essa imagem nota-se que ela parece está muito bem vistida, seu olhar parece centrado em linha reta para cima. Dessa forma entendo que, ela olha apartir do real para o ideal, isto é, a situação atual da época em que se enconta para a situação que pretende-se chegar. A figura do cigarro tem uma relação simbolica com o período pós-guerra mais conhecido como conhecido como Années Folles (Anos Loucos). Tendo em vista que, tudo que é proibido e/ou faz mal pode ser também considerado positivo quando o objetivo é, o não cumprimento das normas estabelecidas. A figura do cigarro é usada até hoje, como forma de auto afimação. Isto é, muitos jovens passam a fumar e/ou beber, pois uma vez que só é permitida a venda a maiores de 18 anos e, estes são encontrados fumando entede-se que são maiores de idade....

    ResponderExcluir
  11. Naquela década, após a Primeira Grande Guerra Mundial, tudo estava confuso.
    Tradições foram postas de lado e novos caminhos abriam-se para todos... mas esses caminhos eram trilhados por pessoas que não se encontravam, estavam perdidas sem referências profundas.
    Para as mulheres, que antes viviam subjulgadas, os "novos tempos" permitiam que elas também procurassem novos rumos para seguir. As independências financeira e de costumes tornaram-se frequentes.
    Buscava-se o seu "LUGAR NESTE NOVO MUNDO" e elas estavam dispostas a tê-lo, com ousadia, beleza, sofisticação ou mesmo, exageros e cafonices.

    ResponderExcluir
  12. Liliane Lima
    Até a década de 20 do século XX o papel das mulheres estava totalmente ligado aos cuidados com a família e os filhos e o conceito de moda não existia. As mulheres usavam longos vestidos que acredito, até dificultavam a mobilidade. Mas com as mudanças que ocorreram nesse período, como por exemplo a guerra e a expansão do cinema como meio criador de tendências,as mulheres passaram utilizar peças que possibilitassem o trabalho, pois com os homens na guerra elas foram para as fábricas, hospitais e outros locais de trabalho desenvolver, algo que até aquele momento era feito por homens.
    A moda começa a aparecer, vestidos com cortes mais suaves e menos pesados, saias mais curtas, é até calças para aquelas mais ousadas, principalmente atrizes como Katherine Hepburn que escandalizava Hollywood usando calças. Peças íntimas como o soutien também foram introduzidas ao vestuario feminino garantindo mais mobilidade e elegância.

    ResponderExcluir
  13. Mulheres que saíram à luta, principalmente devido a chegada da guerra, e com muita ousadia ditaram uma época na qual era dominada por homens, dando assim outro rumo ao papel da mulher na sociedade, quebrando paradigmas e inovando a moda nos anos 20, que logo atingiu a grande massa e tornou-se uma enorme indústria. A partir dessa “revolução” houve, portanto, um tom mais harmonioso em relação ao sexo masculino e feminino, e assim surge o movimento As Melindrosas, que até hoje rege o comportamento da sociedade moderna. Podemos citar como exemplo a estilista Coco Channel que mudou definitivamente a moda feminina na década de 20.

    Francisco Reinaldo

    ResponderExcluir
  14. O fim da grande guerra, como toda guerra, permeia destroços na matéria e na alma, mas não em todos os seres; nesta luta há sempre perdedores e vencedores; há os que perdem e ganham no campo de batalha, e também fora dele; e, com isso, houve uma Europa destroçada, e entre resíduos para ratos existiram os sobreviventes que se melindraram.
    A moda do melindre separou, mostrou e retratou os vencedores, e para estes havia luxúria em vida e a festa não podia parar, até porque só existia o que não fazer e todo o tempo estava disponível ao deleite. A moda denunciava perdedores e vencedores no pós Grande Guerra.

    ResponderExcluir
  15. Esse aparte da história americana (1ª guerra e pós-guerra) justifica o fato de as mulheres somarem forças, pois, ainda que anteriormente, fossem um tanto invisíveis, naquele momento elas puderam demonstrar o quanto são fortes e indispensáveis, já que, tanto nos hospitais quanto nas fábricas elas desempenharam papéis altamente relevantes e, a partir daí passaram a significar sua presença em tantos ambientes quanto desejassem.

    Maria das Dores

    ResponderExcluir
  16. Pessoas, me desculpem, mas eu acho que vocês estão confundindo "moda" com "libertação feminina", aliás, a "moda" é apenas mais um instrumento de "captura" e que oprime as mulheres... eu gostaria de contrapor algumas ideias que foram colocadas acima e ampliar um poucos mais o debate sobre o assunto com este texto irônico:

    "Ninguém é assim. Não é nem ao menos saudável. Mas milhões de mulheres no mundo todo se pintam, passam fome, e até passam por operações médicas para tentar alcançar os padrões sociais de beleza. Quem cria estes padrões? Nós os criamos — nós, a indústria da moda e da imagem, com nossas capas de revista, dietas "milagrosas" e celebridades criadas sinteticamente.

    Por quê isso é do nosso interesse? Em primeiro lugar, INSEGURANÇA VENDE. Quanto mais inalcançáveis forem os padrões que ditamos para você, pior você se sentirá sobre si mesma e, logo, mais dos nossos produtos você vai achar que precisa. Em segundo lugar, é importante que mantenhamos você pensando sobre si mesma como um corpo. Todas nossas imagens de mulheres como corpos, desde a arte clássica até anúncios de perfume do século XX, conspiram para fazer você se ver assim. Se você se enxerga como um corpo, e mede o seu valor a partir disto, você vai achar que é dos nossos produtos para o corpo que você precisa para ser feliz... e não de uma vida excitante, de projetos criativos, de um mundo mais bonito e seguro, etc.

    Por estes padrões de "beleza" absurdos, estamos dispostos a matar dúzias de mulheres com anorexia todo ano, a deixar milhares e milhares de mulheres doentes, com bulimia e subnutrição, a fazer mulheres pagarem milhares de reais por cirurgias plásticas e perigosos implantes nos seios, a deixar mulheres que não são brancas pagarem por produtos que supostamente irão deixá-las mais parecidas com as rainhas brancas da beleza, deixar milhões de mulheres e meninas do mundo todo inseguras sobre seus corpos e sobre si mesmas. E os desejos dos homens também são esculpidos pelo nosso condicionamento, para que eles acabem perseguindo uma glamourosa imagem de "mulher" que não existe na realidade, enquanto deixam de apreciar a verdadeira beleza que está ao seu lado nas ruas e em seus lares.

    Por que temos todo esse poder? Porque no competitivo "mercado livre", a nossa impiedade em nome do lucro têm sido recompensada por vendas mais altas que a de nossos competidores mais humanos. O nosso método funciona na economia capitalista, o nosso método vende mais, ele domina e vence em um sistema onde o dinheiro vale mais que a felicidade humana."

    CrimethInc.

    ResponderExcluir
  17. Realmente essa era marcou. A mulher se emancimando como dito pelos colegas acima. Mostrando que elas não serviam apenas para cuidar da familia, ser a governanta da casa. Enbora muitas pessoas pensam que a moda prende ou faz com que as mulheres se enquadrem em um certo padrão, ela é uma arte e assim como qualquer outra tem algo a dizer. Na época das melindrossas ela mostrava justamente essa nova mulher que surgia dos destroços da guerra. Uma mulher mais forte.

    Hellen Pamela.

    ResponderExcluir
  18. Realmente as mulheres nos anos 20 deram um salto de sofisticação e mudança cultural de forma radical, dadas condições de convívio social que tornaram preciso a adoção de nova conduta. Por exemplo, suas roupas tinham que acompanhar sua evolução no campo do trabalho. Não tratava-se somente de uma questão de estética.
    Sandra Severo.

    ResponderExcluir
  19. A conquista do espaço da mulher na sociedade.
    As melindrosas retratam esse aspecto no modo de se comportar, de se vestir...
    A era do jazz.

    ResponderExcluir
  20. Essa época mostra a emancipação das mulheres perante a sociedade, mostra a força ferminina que era reprimida, que tinha que ficar em casa cuidando de suas famílias. Elas conquistaram seu espaço e fizeram uma grande mudança no modo de se ver as mulheres.

    Diego Candido

    ResponderExcluir