quinta-feira, 15 de novembro de 2012





Alice Walker é uma escritora Norte americana nascida em 1944 na Georgia é mundialmente conhecida pela sua atuação nos movimentos civis e principalmente os direitos da mulher negra, é autora de vários trabalhos literários  destaca-se "a cor purpura" que foi traduzido para vários idiomas.A  autora recentemente se manifestou contra uma nova publicação deste livro em Hebraico em protesto e a favor dos direitos da Palestina."A cor purpura" também virou um filme de Spielberg protagonizado por Whoopy Goldberg e Oprah Winfrey em personagem secundaria que lembra a Myop de "the Flowers"

"The Flowers" conta a historia de uma menina, Myop, nome que é uma redução da palavra miopia, talvez porque uma criança apenas enxergue seu mundo interior,o da inocência. Este conto é de profundo simbolismo e relata a jornada de Myop que vai da infância para a dura realidade da vida.

Ernesto Cáceres

2 comentários:

  1. Um belo dia no coração de Myop, que caminhava, corria, cantava, fazia um buquê de flôres silvestres. De repente, tropeça em um corpo já despedaçado de uma pessoa negra, e os trapos agarrados ainda ao corpo caído flutuavam ao vento. Uma vítima do nefasto sistema autoritário e exclusor dos que eles pensavam serem diferentes. Myop deixa as flôres caírem ao chão... vidas humanas caíam ao chão...

    ResponderExcluir
  2. Em "As Flores" o encanto se partiu e a dura e cruel realidade mostra-se de forma implacável e brutal. Nem mesmo uma criança estava livre da opressão e do preconceito racial, a discriminação em sua exclusão socio-cultural-racial não deixava nenhum só "negro" de fora. A realidade para quem sofre o preconceito não pode ser amenizada nem mesmo pela beleza e o perfume das flores.
    Sandra Severo

    ResponderExcluir