quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Martin Luther King


Martin Luther King, Jr. (Atlanta, 15 de janeiro de 1929Memphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.
Um ministro Batista, King tornou-se um ativista dos direitos civis no início de sua carreira.[1] Ele liderou em 1955 o boicote aos ônibus de Montgomery e ajudou a fundar a Conferência da Liderança Cristã do Sul (SCLC), em 1957, servindo como seu primeiro presidente. Seus esforços levaram à Marcha sobre Washington de 1963, onde ele fez seu discurso "I Have a Dream".
Em 14 de outubro de 1964 King recebeu o Prémio Nobel da Paz pelo o combate à desigualdade racial através da não violência. Nos próximos anos que antecederam a sua morte, ele expandiu seu foco para incluir a pobreza e a Guerra do Vietnã, alienando muitos de seus aliados liberais com um discurso de 1967 intitulado "Além do Vietnã".
King foi assassinado em 4 de abril de 1968, em Memphis, Tennessee. Ele recebeu postumamente a Medalha Presidencial da Liberdade em 1977 e Medalha de Ouro do Congresso em 2004; Dia de Martin Luther King, Jr. foi estabelecido como um feriado federal dos Estados Unidos em 1986. Centenas de ruas nos EUA também foram renomeadas em sua homenagem.
Martin Luther King em 1964

http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_King_Jr.

Postado por: Antonio Marcos

3 comentários:

  1. A história de Martin Luter King está diretamente ligado à história dos EUA, a comunidade cristã e a luta pelos direitos civis.
    Ele retomou o (I Have a Dream) sonho americano. Para isso retomou a contituição buscado torna-la real. Neste sentido ele buscou realizar o sonho americano. No entanto nem todos estavam dispostos a colocar em prática esse sonho. Isto é quando um sonho torna-se real deixa de ser idealizado o que pareceu prejudicial aos (WASP). Pois estes pensavam que apenas eles eram os escolhidos de Deus por isso achavam-se os melhores. Martin Luther King quebrou esse conceito retomando: a contituição, a sua formação cristã e o sonho americano.

    Postado por: Antonio Marcos

    ResponderExcluir
  2. Luther King faz parte da história de mudança e luta pela igualdade entre as pessoas não só dos afro-descendentes mas de toda a humanidade. Sua mensagem era de Paz e harmonia entre as pessoas. Foi por causa dessa mensagem tão sugestiva e poderosa que esse notável personagem da história da humanidade perdeu a vida de forma brutal e prematura, assassinado. A renovação do sonho americano foi somente a "ponta do iceberg" o que ele preconizou foi uma mudança radical que vem ao longo de várias décadas ocorrendo por todo o mundo. Presidente negro, nos EUA, será que ele poderia imaginar isso em sua época? Uma mulher Presidente de um país, comandando uma Nação? Certamente pequenas ações são responsáveis por grandes mudanças.
    Sandra Severo

    ResponderExcluir
  3. É fascinante a forma como Luther King traz em seu discurso os ideais do sonho americano e intertextualiza com passagens bíblicas. Certa vez em um de seus discursos ele falava sobre a opressão que os Hebreus sofreram na terra do Egito. Os Hebreus foram escravizados por cerca de quatrocentos anos no Egito antigo e segundo a Bíblia Deus escolheu a Moisés para libertar esse povo das mãos de Faraó (Rei do Egito) e conduzi-los a terra prometida (um lugar separado para os Hebreus se constituírem nação livre). No discurso de Luther King era visível que a opressão e a escravidão que assolava a nação americana era o próprio preconceito que os homens traziam em si, todo o movimento que estava acontecendo nos EUA na luta pelos direitos civis era o que estava desencadeando a libertação dessa nação da servidão dos seus próprios pensamentos. Luther King sonhava com a terra prometida na América, um lugar onde se pudesse viver livre de toco preconceito racial, onde brancos e negros pudessem conviver como irmãos...

    segue um link de um dos discursos de Kuther King...

    http://www.youtube.com/watch?v=siTs-8zbaq8

    (Rafael Oliveira)

    ResponderExcluir