quarta-feira, 26 de setembro de 2012

GUERNICA DE PICASSO

Exposta atrás de um vidro à prova de balas no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madri, está Guernica, a obra que talvez seja a melhor expressão do horror e da brutalidade da guerra desde a série de águas-fortes Desastres da Guerra, de Francisco Goya (c.1810-1820).





Em 1936, quando a Guerra Civil Espanhola eclodiu, Picasso vivia na França. Leal à república, ele foi incumbido pelo governo espanhol de pintar uma tela para a Exposição Universal de 1937, em Paris. Em abril, contudo, a cidade basca de Guernica foi bombardeada durante um ataque nazista que matou 1.600 pessoas. Picasso se inspirou nesse evento para criar sua vigorosa obra de protesto contra os fascistas liderados pelo generalíssimo Francisco Franco.
A tela, com 3,5m por 7,8m, é pintada em cinza e branco. Seus tons monocromáticos refletem a tristeza do evento e conferem à pintura uma impressão de relato. Suas exuberantes imagens dão vazão a várias interpretações - um touro, um cavalo, uma lâmpada; pessoas correndo, atônitas, com a agonia e o horror estampados no rosto, uma arma com uma flor e uma espada partida. Picasso, contudo, se recusava a esclarecer o possível significado desses símbolos. Já o significado da famosa imagem da mulher chorando sobre o corpo do filho morto é obvio.

No vídeo abaixo uma exploração em 3D de Guernica:



Postado por : Andre A. Felintro
Texto adaptado de : Blog do professor Emerson
Acesso em 26/09/2012 ás 12:07

16 comentários:

  1. Heloisa Rocha Pires
    Penso que o olho, com cílios e a lampada dentro, significa que tem alguém vendo toda aquela desgraça. De cima! Cada um pode interpretar como quiser. Muitos lutaram e trabalharam pela causa legalista, não só espanhóis como simpatizantes de toda parte. Poucos ficaram em Paris, "feasting around".
    "Si non è vero è ben trovato".

    ResponderExcluir
  2. Este quadro é muito representativo, mostrando os horrores da guerra. Os corpos despedaçados, animais em fúria, mães em desespero. Penso, que poucas pinturas na História da Arte puderam representar de modo tão chocante e expressivo as consequências de uma guerra. Esta obra, na minha opinião, pode ser interpretada como um registro da realidade fragmentada que vivemos, mesmo em tempos de guerra ou paz.

    ResponderExcluir
  3. Pensando em termos de estudantes de Letras, Picasso foi um grande "escritor" quando fez Guernica.
    O modo multifacetado de suas figuras nos leva a vários planos dramáticos. Os muitos personagens representados nos mostram várias histórias. Tem um enredo muito bem contextualiza. Há muitos personagens dialogando entre si ou vivendo imerso em sua dor. Por essa e por outras, Picasso, segundo me parece, escreveu "um belíssimo romance, digo melhor,um romance cubista".

    ResponderExcluir
  4. Picasso retrata nesse quadro a guerra e seus diferentes aspectos. Na minha leitura além da figura que remete a Pietá, podemos considerar a figura do touro como animal representado pelo país, a mão segurando a espada pode representar a resistência política, enfim como disse a Helo, podemos ter várias leituras.

    ResponderExcluir
  5. Picasso faz uso de pintura monocromática evidenciando dessa forma a tristeza enfrentada pela sociedade naquela época retratada. As imagens humanas estão distorcidas, cortadas, dilaceradas e algumas seguram restos de possíveis armas utilizadas em conflitos. Com esse quadro, o artista conseguiu representar de forma belíssima as atrocidades da guerra, o sofrimento causado nas pessoas e ainda o fim que muitos levaram nesse período histórico.

    ResponderExcluir
  6. Picasso pintou, certamente, o que se passava na vida e nos pensamentos de milhões de pessoas que se viam perdidas e sem futuro em períodos de guerra.
    As figuras disformes e sobrepostas demonstram as vidas destruídas de tantas pessoas.
    Adorei a representação em 3D da obra. Agora eu percebo, com mais atenção, a riqueza de detalhes... dá até pra sentir a textura das "entidades", seu sofrimento, sua completa desilusão e a procura inútil pela luz.

    ResponderExcluir
  7. Silvana Bueno

    O trabalho do artista é algo realmente diferenciado. Pois a sua sensibilidade aflorada, faz com que o público observador não veja apenas os corpos distorcidos, mas como as pessoas se sentiam diante de tanta crueldade. Após um acontecimento desses, não são somente os corpos que se encontram dilacerados, mas os sentimentos. Os valores não são mais os mesmos, há uma completa perda de identidade.

    ResponderExcluir
  8. Vê-se m Guernica toda a destruição e o desalento de uma sociedade que vive em momento de guerra e destruição. Os destroços, desenhados de maneira magistral, retratam uma população em desordem social e destruição fatal. A morte é um dos temas do quadro que junto com o desespero de alguns rostos se torna cruel e assustador.

    Leticia

    ResponderExcluir
  9. Liliane Lima
    O quadro Guernica de Pablo Picasso, além de ser, é claro uma das maiores expressões artíticas do século XX e uma das principais obras cubistas é também uma referência aos horres da guerra. Na pintura a as figuras são representadas por expressões de horror, medo, angústia, que muito bem representava o período que foi retratado. Picasso faz também uma bela referência à Maria e Jesus, quando ele é retirado da cruz, além de ser uma referência a Pietá de Michelangelo.

    ResponderExcluir
  10. "Caraiu djou, essi quadru é di fudê!" Desculpem-me pela gíria, não pude evitar... mas eu sempre achei essa pintura maravilhosa e concordo com o que argumentou Michael acima sobre ela ser muito representativa e complemento escrevendo que essa obra conseguiu captar os horrores e as atrocidades da guerra em seus pormenores... Como Heloísa também citou em sua primeira postagem: "Penso que o olho, com cílios e a lampada dentro, significa que tem alguém vendo toda aquela desgraça. De cima!", uma possível interpretação de tal olho "onisciente" possa ser a presença de deus observando...

    ResponderExcluir
  11. O quadro Guernica de Pablo Picasso retrata toda uma agonia daquela época da guerra. É uma distorção de sentimentos e de corpos que sofreram de todas as maneiras. A apresentação em 3D nos proporcionou uma amplitude daquilo que certamente nossos olhos não conseguem enxergar, mas que certamente o autor quis traduzir nessa expressiva obra cubista.

    Edmar Moreira

    ResponderExcluir
  12. Picasso, por "Guernica" expõe a dor do homem. As cores tristes, os destroços humanos, a guerra. O homem é criador de uma violência inominável, e o homem como ser violento que é, e como componente da natureza, também compõe a violência da natureza genérica. A grande guerra, o nazismo, o fascismo, as torres gêmeas destruídas, israel, gaza, a secessão americana, o colonialismo, o terrorismo global, os ataques escandalosos, o sistema carcerário, a corrupção, katrina, sandy, os terremotos, os maremotos, a morte e o escândalo do homem; mas, uma esperança, em "Guernica", uma provável mãe chora nos braços seu pequeno morto, chora porque ama, então há vida na morte.

    ResponderExcluir
  13. Acretido que assim como na tela o bonbardeio na cidade de Guernica a primeira vista não se intende muito o que realmente está acontecendo. Sempre quando nos vemos em momentos de grandes desgraças tudo parece estar sem cor, desconfigurado e acho que foi isso que o pintor quiz passar.

    Hellen Pamela.

    ResponderExcluir
  14. O Surrealismo proporcionou ao artista libertar-se de esteriótipos e deixar que o que vagava livremente em sua mente fosse mostrado através de suas pinturas. Em Guernica, o pintor mostra os horrores provocados pela guerra, pela morte e destruição. No realce da distorção o artista mostra em cada traço a dor e o terror causados pelo próprio homem.
    Sandra Severo

    ResponderExcluir
  15. Momento de guerra e desolação de uma sociedade.
    O sofrimento expresso na arte cubista de Picasso.
    O retrato fiel do massacre humano.

    ResponderExcluir
  16. Este quadro foi pintado por Picasso após saber dos fatos desumanos e brutais causados pela Guerra, o quadro mostra bem o estrago feito e o sofrimento causado.

    Diego Candido

    ResponderExcluir